quarta-feira, 6 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO PANORÂMICA VANDO FIGUEIRÊDO

Vando Figueiredo


Será lançada durante coquetel nesta quinta, dia 07 de abril, às 19h, no Espaço Cultural Correios, a exposição Panorâmica Vando Figueiredo do renomado artista plástico cearense Vando Figueirêdo. Comemorando 23 anos de carreira, Vando completa com este evento sua 27ª exposição individual, sem contar com suas inúmeras participações em coletivas.

A mostra que fica em cartaz até o dia 21 de maio, tem curadoria de Dante Diniz, que escolheu 30 obras de Vando, das quais pelo menos 25 farão parte da exposição.

A exposição tem como objetivo apresentar ao público uma síntese dos últimos 10 anos de sua produção artística. Para isso, a curadoria selecionou os trabalhos de pintura sobre telas e pinturas sobre papel em séries e os de gravuras foram escolhidos por técnica.

Vando Figueiredo nasceu em Fortaleza-CE (1952) e iniciou sua carreira em 1988, na 8ª Unifor Plástica, classificando na época 05 (cinco) obras. Diplomado em desenho e pintura, através de curso ministrado pelo mestre Raul de La Nuez , licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Havana-Cuba.

Desenhista, pintor, gravurista e escultor, professor de artes, já lecionou artes na Universidade Federal do Ceará(UFC) “Curso de férias para crianças filhos dos servidores UFC”, Universidade Sem Fronteiras (USF) “ Professor de Desenho e Pintura”, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) “Professor de Desenho e Pintura”, Centro Cultural do Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar Curso de Desenho ao ar livre e Centro Cultural de Guaiúba- Curso de Desenho e Pintura – Guaiúba- Ceará.

Sua carreira abrange mais de uma centena de exposições, no Brasil e Exterior. No Brasil, podemos destacar, Espaço Cultural Câmara Cascudo- NATAL - RN; Casa de Cultura Lauro Alvim – RIO DE JANEIRO - RJ, Centro Cultural dos Correios – RIO DE JANEIRO_ RJ, Salão de Arte Contemporânea de CAMPINAS – SP – Onde Obteve uma Medalha de Ouro e uma grande Medalha de Prata, II Bienal Multicultural de SÃO LUIZ - MA, Salão Arte Pará. BELÉM - PA e Sala individual na I Bienal de Arte Contemporânea de Brasília – BRASÍLIA – DF.

Já expôs na Florida – EUA, Lisboa, Cascais, Sagres, Porteiras, Santa Maria da Feira e Lagos – PORTUGAL; Granada e Cangas – ESPANHA, – Paris - FRANÇA Santiago – CHILE, Buenos Aires – ARGENTINA Brande – DINAMARCA . Conta com várias premiações, dentre essas, duas Menções Honrosas, internacionais, obtidas pela participação no Salão internacional Arte no Morrazo e também o título de cidadão da Magaloña , pelos trabalhos realizados em prol das artes - Cangas – Espanha.

Participou no ano 2010, do 18º Internacional Workshop – Forenigen Kulturremisem, em Brande – Dinamarca. Tem obras em acervos públicos e privados em várias parte do mundo.

No ano de 2002, ganha concurso promovido pelo Itamaraty em Brasília, onde uma xilogravura de sua autoria é escolhida para ser reproduzida em uma série de 50 peças que foram distribuídas entre os governadores de vários países durante o encerramento da reunião do BIRD em Fortaleza Ceará.

Em Fortaleza tem obras no acervo do MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, na Assembleia Legislativa, Aeroporto Internacional Pinto Martins, Náutico Atlético Cearense, Fundação Edson Queiroz / UNIFOR e Centro Cultural Oboé. Em Sobral no Centro Cultural Professor Teodorico. Natal –RN Fundação José Augusto e no Rio de Janeiro na Casa de Cultural Lauro Alvim.

No exterior tem obras na Embaixada do Brasil em Santiago Chile , Fundação Sagres –Portugal, Casa Museu de Camaño Xestido – A Mangallona – Cangas / Espanha e Foreningen Kulturremisen – Brande - Dinamarca.

SERVIÇO:
Exposição Panorâmica Vando Figueirêdo

Visitação: 08 de abril a 21 de maio de 2011.
Horários: de segunda à sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 08h às 12h.

Espaço Cultural Correios

Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza/CE

Informações: (85) 32557260




















Um comentário:

Vando Figueirêdo disse...

Helena, obrgigado pela divulgação da minha exposição Panorâmica Vando Figueirêdo. Bjs.

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...