ZÉ TARCÍSIO LANÇA ALMANAQUE NO PASSEIO PÚBLICO


A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através da Coordenadoria de Artes Plásticas, promove nesta sexta-feira, 04, às 19h no Passeio Público o lançamento do “Almanaque do Zé”. A publicação de autoria das pesquisadoras Núbia Agostinha e Aline Albuquerque, faz parte das comemorações dos 70 anos do artista plástico, homenageado no 62° Salão de Abril. Ao escolher seu presente de "70 anos de vida no planeta e 50 anos de teimosia com a arte”, Zé optou por um Almanaque onde pudesse contar sua história entrecruzada com os acontecimentos do seu tempo.

“Almanaque do Zé” é dividido em seis capítulos temáticos, que narram um pouco da vida e obra desse artista cearense, que carinhosamente ficou conhecido como Zé. A infância, as incursões no rádio, cinema, teatro e TV, e por último as artes plásticas. A ideia central é a diversão, a curiosidade e a descoberta. Tríade essa, que faz parte do espírito tanto da criança, quanto do jovem. Por isso, uma das proposta da produção do material em formato didático é que o estudo das artes visuais seja levado as escolas, buscando valorizar a biografia e obra dos artistas cearenses.

Sobre o homenageado

José Tarcísio Ramos (Zé Tarcísio), nasceu dia 8 de fevereiro de 1941 em Fortaleza. Em 1961, Zé Tarcísio se mudou para o Rio de Janeiro com 20 anos de idade. Em 1964, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Frequentou o curso por três anos e chegou a ser premiado em alguns salões, mas antes de concluir, desistiu da escola. Em 1971, saiu do Brasil e integrou a VII Bienal Jovem de Paris. Em 1998, mudou-se novamente para Fortaleza, onde seu trabalho foi reconhecido e consagrado.





Serviço:

Lançamento do Almanaque do Zé, nesta sexta-feira (04/11), às 19h, no Passeio Público.

Mais informações com a Assessoria de Imprensa da Secultfor pelo telefone (85) 3105-1386 e com a assessora de comunicação Helena Félix pelo telefone (85) 9993.4920.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA FAZ CONTAGEM REGRESSIVA PARA A BLACK FRIDAY COM OFERTAS ANTECIPADAS

FORTALEZA SEDIA PELA PRIMEIRA VEZ 11TH ABCI CONFERENCE

FUÁ DA SIL COMEMORA 2 ANOS