terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

BIG JATO, PEÇA BASEADA NO ROMANCE DE XICO SÁ, FAZ CURTA TEMPORADA EM FORTALEZA


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 2 a 5 de março, a peça Big Jato, uma adaptação do romance homônimo do cearense Xico Sá. No palco, o ator Diogo Camargo interpreta com muito humor e e de forma bastante lúdica, a história de um menino e sua percepção do mundo, dentro da boleia do caminhão de seu pai – um limpa fossas chamado Big Jato, que circulava a região do Cariri, no Ceará, nos anos 1970.

Big Jato foi lançado no final de 2012, com ótima recepção da crítica e de público, chegando a ser apontado como um dos melhores livros do ano. A adaptação do livro para o teatro veio da vontade do ator Diogo Camargos e da diretora Morgana Kretzmann de trabalharem com literatura no teatro. No final de fevereiro de 2013, os dois, juntamente com a produtora Estela Albani, foram à região do Cariri fazer trabalho de pesquisa e laboratório antes do início dos ensaios. Os três passaram oito dias percorrendo um roteiro formulado pelo próprio Xico Sá, que incluía a pequena cidade de Santana do Cariri, onde Xico passou a maior parte de sua infância, até Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

A viagem enriqueceu o material de trabalho para ser levado à sala de ensaio, já que o número de pessoas e referências que se encontrou nessa pesquisa foi imprescindível para se começar o processo de adaptação. Todos os personagens do livro, de uma maneira ou de outra, estavam espalhados pelas ruas, igrejas, bares, casas e praças de todos os lugares em que se passou.

“Desta forma, trazemos o espectador ao universo do Cariri nos anos 70 com fidelidade ao cenário do autor. Levamos o público aos locais por onde o caminhão Big Jato passou e por onde o menino cresceu, envolvido com as histórias do pai, seu ídolo, sua família e seu tio, que lhe ensina a amar os Beatles e o estimula a viver uma vida livre e envolvente além dos limites daquele sertão”, explica a diretora Morgana Kretzmann.

A primeira apresentação do espetáculo foi em 2013. De lá pra cá, ele já circulou por vários teatros do Rio de Janeiro e São Paulo. Além dessa montagem, o romance de Sá também virou filme nas mãos do cineasta pernambucano Cláudio Assis – de Baixio das Bestas e Febre do Rato – e venceu o festival de Brasília 2016 como melhor longa metragem.


Ficha Técnica: 
adaptação do livro de: Xico Sá
com: Diogo Camargos
direção: Morgana Kretzmann
dramaturgia: Morgana Kretzmann e Diogo Camargos
cenário: Desforma CreativeArt
figurino: Luciana Mac Dowell
iluminação: Walace Furtado
trilha sonora: Vinícius Campos e Joyce Santiago
músicas originais: Joyce Santiago e Leonardo Miranda
assistente de direção: Vinícius Campos
fotos: Luana Muller e Vitor Jorge
programação visual: Ton Prado
produção: Diogo Camargos
idealização: Diogo Camargos e Morgana Kretzmann


Serviço: 
Peça teatral: Big Jato
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 2 a 5 de março de 2017
Horários: quinta-feira a sábado, às 20h | domingo, às 19h
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 01/03, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 

Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...