quarta-feira, 5 de abril de 2017

PROJETO MÚTUA REÚNE DESIGNERS E ESTILISTAS QUE VIVEM MODA AUTORAL NO CEARÁ

                                                                Foto: Leonardo Albuquerque

O projeto MÚTUA nasce da união entre designers e estilistas que pesquisam e vivem moda a partir de produção autoral, artesanal e de upcycling, associados às urgências do pensamento sobre reuso e resgate de artesanias como formas alternativas de produção e consumo, favorecendo a emancipação do consumidor ao aproximá-lo dos núcleos de criação, produção, exibição e comercialização.

A proposta integra a realização de atividades de formação, oferecendo oficinas e rodas de conversa,  bem como a unificação de tais conteúdos em dias específicos através da feira Mútua, quando acontecerão exposições e desfiles, bem como a venda de produtos, culminando em encontros que reúnem realizadores, apreciadores, produtores e transeuntes, promovendo um diálogo olho no olho, que emancipe e fortaleça nossa economia de modo sustentável e colaborativa.

O contexto da feira integra música, artes visuais e gastronomia, reunindo um público de grande abrangência e diferentes estilos. A Mútua acontece no Salão das Ilusões (www.salondelasilusiones.com), espaço cultural em funcionamento desde 2010, situado no Centro da cidade, formado por um conjunto arquitetônico de grande relevância histórica, com construções tombadas e uma linda praça. O Salão das Ilusões passou a produzir a Feira Mútua (instagram@coletivomutua) em parceria com alunos e ex - alunos do curso de Design Moda - UFC. 

A  Feira, que acontece bimestralmente, é produzida de forma colaborativa entre os produtores que também são estilistas/designers e artistas locais. Tem como objetivo principal colaborar ativamente na consolidação de um mercado de moda autoral na cidade de Fortaleza, promovendo apresentações e exposições de acervos de estilistas da cidade, lançamentos de coleções e desfiles, cineclube e atividades de formação, a serem realizados durante os meses que precedem cada edição, propondo a Feira Mútua como espaço de culminância dos processos de criação e produção. 

Conversa com Bruna Bortolotti – Processos Criativos e Fazeres Manuais

Bruna Bortolotti é designer e estudante de arquitetura. Suas peças são produzidas artesanalmente na oficina que compartilha com seu avô em Fortaleza, Ceará. Todas as peças trazem em si a leveza e o minimalismo, escolhas estéticas que partem da ideia de permanência e de simplicidade. 
19h - Dia 06 de Abril – Quinta Feira - Grátis


Feira Mútua 3ª Edição

Dia:  09 de Abril de 2017 - Domingo
Hora: 14h às 22h
Live Painting: Cecilia Shiki
Discotecagem Dj Denilson Albano
12 Marcas Cearenses de Moda Autoral
Comidinhas salgadas e doces.


Salão das Ilusões – Rua Coronel Ferraz, 80 - Centro

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...