terça-feira, 17 de abril de 2018

VEM AÍ O FESTIVAL DE SANFONEIROS DE LIMOEIRO DO NORTE


A cidade de Limoeiro do Norte (CE) vai se tornar a Capital da Sanfona, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2018. Grandes artistas sobem ao palco, na Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne), em programação inteiramente gratuita e aberta ao público. 

Sanfoneiras cearenses prometem mostrar todo o seu talento, no palco da Praça da Matriz. 
A sanfoneira fortalezense Karolzinha do Acordeon se apresenta na noite do dia 19/ 04. Com carreira profissional, a artista integra banda de forró composta só por mulheres, na capital cearense.

A pequena Cecília do Acordeon, de Redenção (CE), toca na noite de sexta-feira, 20/04. Revelação no cenário do forró raiz, com apenas 10 anos ela se dedica tanto à sanfona que já ganhou destaque nacional, como atração do Programa da Eliana, no SBT, em 2017.
Cecília do Acordeon

A sanfoneira Maria Marlene se apresenta no Festival na noite de sábado, 21/04. Natural de Russas (CE), Maria Marlene tem o forró na ponta dos dedos e deve botar o povo pra dançar, no último dia de programação.  

Este ano, o público tem a grande oportunidade de assistir a apresentações de nomes de peso da música instrumental do Ceará, como o acordeonista, compositor, cantor e arranjador Adelson Viana, que já trabalhou ao lado de Dominguinhos, Fagner, Zeca Baleiro, Jorge Vercillo, Elba Ramalho e Yamandu Costa. Com ele, sobe ao palco o renomado violonista Nonato Luiz, músico de prestígio internacional,  com 35 títulos em sua discografia

Referência na sanfona cearense e do Nordeste do Brasil, Chico Justino se apresenta no palco da Praça da Matriz, que também recebe atrações como o jovem talento do acordeon Freitas Filho, músico, de apenas 21 anos de idade, já acompanhou Fagner, Fausto Nilo, Flávia Venceslau e o próprio Dominguinhos. Freitas toca ao lado de outro grande músico, o violonista Samuel Rocha, que já é nome importante das rodas de choro e samba de Fortaleza, sendo reconhecido por sua técnica e versatilidade ao violão de 7 cordas.

Os acordes dos sanfoneiros locais também animam os três dias de festival,  com a participação de nomes como Caetano do Prado; Dom Ratinho, o músico que já integrou a banda Mastruz com Leite; Raimundo Gabriel, que já integrou bandas como Styllus, Forró Beleza, e a banda do sanfoneiro Carlito Bandeira; Clementino Moura Filho, herdeiro do saudoso sanfoneiro Clementino Moura –  falecido em 2017; Fransquin do Mela Pinto; Zé Airton, Eu e Nós Aqui; e Deuseirton do Acordeon.

Como parte da programação, o Forró na Feira vai fazer a festa na praça da Coluna da Hora (praça Capitão João Ennes), na manhã de sábado, 21/04. O palco é aberto para instrumentistas iniciantes, amadores e os amantes da sanfona, com um reforço especial das “canjas” de músicos profissionais convidados.
Nonato Luiz e Adelson Viana



PROGRAMAÇÃO COMPLETA 
Dia 19 de abril, Quinta-feira
20:00 – Cortejo de abertura
20:30 – Caetano do Prado
21:00 – Freitas Filho e Samuel Rocha
22:00 – Dom Ratinho
22:30 – Karolzinha do Acordeon

Dia 20 de abril, Sexta-feira
20:00 – Raimundo Gabriel
20:30 – Cecília do Acordeon
21:00 – Clementino Moura Filho
21:30 – Fransquin do Mela Pinto
22:00 – Chico Justino, com a  participação de Redondo

Dia 21 de abril, Sábado
20:00 – Maria Marlene
20:30 – Adelson Viana e Nonato Luiz
21:30 – Zé Airton, Eu e Nós Aqui
22:00 – Deuseirton do Acordeon
22:30 – Lucas Souza


Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...