quarta-feira, 5 de setembro de 2018

TRIO NEPOMUCENO E GRUPO DE CRIANÇAS DA UFC SE APRESENTAM NO CLÁSSICOS NA LAGOA

Ludwing van Beethoven, um dos maiores compositores do período clássico da música erudita mundial, será interpretado pelo Trio Nepomuceno durante a próxima apresentação do Clássicos na Lagoa, dia 14 de setembro, às 17 horas, na lagoa do Porangabussu. O concerto contará também com a participação de crianças e adolescentes que compõem o grupo de Ensino Coletivo de Cordas Tico Tico, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Clássicos na Lagoa se consolidou como um importante espaço de projeção da música erudita e formação musical. É idealizado pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), que também mantém uma escola de violino gratuita para estudantes de escolas públicas do bairro. Sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês, grupos musicais se apresentam gratuitamente para a população. Em setembro, excepcionalmente, será na segunda sexta-feira, em função do feriado de 7 de setembro. O projeto tem o apoio da Enel.

O Trio Nepomuceno da UFC é formado pela violinista Liu Man Ying, pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz e pelo pianista Vitor Duarte, professores do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Ceará. A escolha do nome do grupo é uma homenagem ao compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, regente e pianista nascido em Fortaleza, considerado o pai do nacionalismo da música erudita brasileira.

Os integrantes do Trio Nepomuceno têm ampla experiência musical e docente. Liu Man Ying é Doutora em Música pela ECA-USP, integra a Orquestra Sinfônica e coordena a Camerata de Cordas da UFC. Dora Utermohl de Queiroz é Mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integra a Orquestra Sinfônica e coordena o projeto Grupo de Violoncelos da UFC. Vitor Duarte é Doutor em música pela The University of Arizona-USA, tendo recebido vários prêmio no Brasil e o nos Estados Unidos como o “Green Valley International Piano Competition”.

A professora Dra. Liu Man Ying também coordena o projeto de extensão Ensino Coletivo de Violino e Viola, do qual o grupo Tico Tico faz parte. São crianças e adolescentes de 9 a 12 anos, que iniciaram seus estudos musicais em março de 2017. Este grupo atualmente conta com alguns violoncelos mirins que fazem parte do projeto de Violoncelos da Profa. Dora Utermohl de Queiroz.


Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...