segunda-feira, 5 de agosto de 2013

VANDER LEE FAZ SHOW NO KUKUKAYA

Vander Lee
 
O cantor e compositor Vander Lee reúne algumas de suas consagradas composições, entre algumas surpresas neste seu novo show. Seu olhar poético e original, sempre voltado para o cotidiano e temas relacionados como o amor, futebol e recortes urbanos coloca Vander Lee como um dos compositores mais inspirados da atual cena musical brasileira.
Sambas espirituosos e baladas românticas como ‘Galo e Cruzeiro’, ‘Passional’, ‘Românticos’, ‘Contra o tempo’, ‘Eu e Ela’, ‘Esperando Aviões’ e ‘Onde Deus possa me ouvir’ estarão no repertório do show, além de composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e até bolero, presentes em seu último disco ‘Sambarroco’. Vander Lee (voz/violão) será acompanhado por Sérgio Danilo (sopros).
Com 15 anos de carreira, o artista planeja um novo disco para 2013, além de circular mais pelo país com um show que resume sua trajetória, marcada por várias canções consagradas. Suas composições já foram gravadas por artistas como Elza Soares, Fabio Junior, Gal Costa, Leila Pinheiro, Alcione, Maria Bethânia, Elza Soares, Emilinha Borba, Elba Ramalho, Regina Souza, Rita Ribeiro, Luiza Possi e Lokua Kanza.
Um pouco mais sobre Vander Lee
A carreira de Vander Lee foi iniciada em bares de Belo Horizonte, sua terra natal, e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral e se apresentando pelos teatros da cidade e interior, até que em 1996 ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, realizado pela Rede Globo Minas, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso necessário para o artista produzir seu primeiro CD ainda como Vanderly. Só a partir do segundo CD foi sugerido o nome Vander Lee.
Em novembro de 1998, a cantora Elza Soares conheceu o artista através de uma fita recebida e incluiu a música ‘Subindo a Ladeira’ em seu repertório. A partir daí, Vander Lee fez participações nos shows da cantora em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Seu segundo CD, ‘No Balanço do Balaio’ lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo mas rendeu boas críticas e despertou o interesse de várias gerações de cantoras como Rita Ribeiro, Gal Costa, Emilinha Borba, Alcione, Leila Pinheiro, Paula Santoro, Margareth Menezes, Eliana Printes e Luiza Possi, que gravaram suas canções.
Em 2003, lançou o CD ‘Ao Vivo’ gravado no Teatro Francisco Nunes em Belo Horizonte, com a participação de Elza Soares. O trabalho, lançado pela Indie Records, foi um sucesso, rendeu muitos shows pelo Brasil e a gravação do quarto cd, ‘Naquele verbo agora’ (2005 – Deck Discos), mais romântico e levemente pop. Com esse disco, Vander Lee foi indicado ao “Prêmio Tim de Música”, Melhor Disco e Melhor Cantor na categoria Canção Popular.
Em 2006, Vander Lee gravou o CD e DVD ‘Pensei que fosse o céu’ em BH, no Grande Teatro do Palácio das Artes lotado, em um show emocionante que contou com a participação do maranhense Zeca Baleiro.
No ano de 2007, com o disco ‘Pensei que fosse o céu’ conquistou o Prêmio TIM de Melhor Disco de Canção Popular. No ano seguinte faz sua primeira apresentação fora do Brasil, selecionado pelo Fórum de Música de MG para se apresentar em Turim (Itália).
Em 2009 participou do Festival SXSW em Austin, Texas, e lançou o cd ‘Faro’. Com levada mais pop e produção de Marcelo Sussekind, o cd também incluiu o poema ‘Obscuridade’ de Cartola musicado por Vander, além de uma versão de ‘Ninguém vai tirar você de mim’, sucesso de Roberto Carlos. O cd contou com participações de Lokua Kanza, expoente da musica africana e dos mineiros Regina Souza e Renegado. Ainda em 2009 Vander Lee se apresentou no Festival Romerias de Mayo em Cuba, juntamente com outros artistas mineiros. Neste ano, além da turnê “Faro” pelo Brasil, Vander Lee teve suas músicas gravadas por Maria Bethania (Estrela) e Fábio Jr (Românticos).
Em 2010, Vander Lee entra na trilha sonora da novela ‘Uma rosa com amor’ do SBT com três músicas: ‘Românticos’ na voz de Fábio Jr, ‘Chazinho com Biscoito’ e ‘O dedo do tempo no barro da vida’. Voltou a se apresentar em Austin nos EUA, onde fez dois shows no Festival SXSW, um deles ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e o outro em Miami para a rádio WDNA.
Em 2012, o lançamento do CD “Sambarroco” abre uma nova fase com foco no samba sem perder de vista a “mineiridade”, marca registrada de seu trabalho. Com direção musical de Thiago Delegado e formação de regional, o álbum reúne composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e até bolero.
O artista planeja um novo disco para 2013, além de circular mais pelo país com um show que resume sua trajetória marcada por várias canções consagradas. Este projeto de grande apelo pretende percorrer o Brasil ao mesmo tempo em que propõe um novo olhar sobre a contribuição de VANDER LEE para a música brasileira.
 
SERVIÇO:
Local: Kukukaya
Data: 9 de agosto de 2013
Horário de abertura da casa: às 22h (sexta-feira)
Preço: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia
Classificação: 12 anos
Locais de Vendas: Kukukaya
 

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...