quinta-feira, 13 de julho de 2017

ESPETÁCULO INFANTO JUVENIL TUPILIQUES NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

Tupiliques

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, dias 15 e 16 de julho, o espetáculo infanto juvenil Tupiliques, da Cia. Repentistas do Corpo. Uma mistura de dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor livremente inspirado no livro Tupiliques– Heranças Indígenas no Português do Brasil, do escritor César Obeid.

A obra conta com palavras indígenas, de origem Tupi, rimadas em forma de limeriques, em um cruzamento divertido e poético. Os limeriques são uma forma de poesia inglesa onde os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas. Os poemas contidos no livro falam do Brasil e sua natureza: bichos, frutas, personagens do folclore, comidas e lugares, revelando as palavras do Tupi com que foram batizados e seus significados. 

A Cia. Repentistas do Corpo recriou este universo “tupilicoso” de palavras e realiza um espetáculo lúdico, ritmado, poético, dançante e capaz de “tupilicar” a imaginação de jovens e adultos. Os poemas são canto/danço/falados pelo elenco, transportando o espectador para este mundo novo de possibilidades.

O grupo também realiza uma oficina gratuita nesta quinta, 14, às 16h. Os diretores da Cia., Sérgio Rocha e Cláudia Christ, ensinam a técnica de Percussão Corporal em Movimento, que consiste em extrair sons do próprio corpo com as mãos, batidas de pés no chão e voz, junto com movimentos de dança ritmados, numa ação integrada e lúdica. Os professores ministram a oficina tocando percussão ao vivo e abordam os mais variados ritmos, como: samba, maracatu, baião, ijexá e as misturas possíveis com soul e hip hop.

A oficina é direcionada a bailarinos, atores, músicos, sapateadores e estudantes de artes cênicas em geral, que sejam maiores de 14 anos. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para ciarepentistasdocorpo@gmail.com, entre 27/06 e 10/07. Os 30 selecionados serão informados por e-mail até 11/07. No dia da oficina, os alunos devem estar com roupas confortáveis e levar um par de tênis.

Informações: (85) 3453-2770



Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...