segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SEST/SENAT RECEBE O PROJETO "ARQUIVO NIREZ VAI À PRAÇA"




O Sest/Senat recebe nesta quarta (15), às 14hs, em seu Espaço Cultural, o Projeto "Arquivo Nirez Vai à Praça", uma mostra itinerante apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará que tem o objetivo de difundir nas praças e bairros de Fortaleza, o acervo do Arquivo Nirez, um dos mais importantes acervos de memória do Ceará. Assim, seus colaboradores terão a oportunidade de conhece melhor, um pouco da história de Fortaleza, através de vídeos, telões, objetos.

Segundo o produtor cultural e coordenador do projeto, Pedro Álvares, que será responsável pela apresentação do mesmo no Sest/Senat, o projeto é mostrado através de telões e projetores que apresentam em cinco vídeos a história de Fortaleza, retratada por meio de objetos e memórias de seus moradores com a ajuda de imagens e narrações sobre importantes bairros.

A inauguração do Cine São Luiz é uma das histórias mostradas no vídeo, entre muitas outras. O bairro do Mucuripe também é destaque com imagens dos jangadeiros de Manoel Jacaré, além de bairros como Jacarecanga e Praia de Iracema, onde são exibidas mansões e mais edificações de grande valor patrimonial da cidade. Os vídeos ainda apresentam depoimentos do poeta Cid Carvalho e do arquiteto e compositor Fausto Nilo, dentre outras personalidades da trajetória cultural cearense.

O Arquivo Nirez é um patrimônio do Ceará que reúne mais de mil caixinhas de fósforos, mais de 500 lápis, mais de 300 tampas de garrafas, além de vitrolas, radiolas, filmadoras, frascos de perfumes, entre outros objetos. São mais de 30 mil fotografias, álbuns de figurinhas, mais de 15 mil livros, em um grande acervo musical organizado pelo pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez.

Miguel Ângelo de Azevedo nasceu em Fortaleza, em 15 de maio de 1934. É jornalista, historiador e desenhista técnico aposentado. Sendo considerado um dos mais respeitados pesquisadores da música popular do Brasil e mantém o Museu Cearense de Comunicação (Arquivo Nirez).

O Projeto Arquivo Nirez já visitou vários bairros da capital como escolas, universidades, praças e até o interior do estado. No dia 17 de junho deste ano, como parte das comemorações do centenário do Teatro José de Alencar, esteve presente na Praça José de Alencar, Centro de Fortaleza.
 
Serviço:
Sest/Senat
Rua Dona Leopoldina, 1050 - Centro
Fortaleza/CE
Tel: (85) 3304-4111  

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...