sábado, 24 de abril de 2010

DRAGÃO DO MAR REALIZA CONCURSO


Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o “Concurso Dragão do Mar”, nas categorias Redação, Fotografia e Teatro. Com o tema “Chico da Matilde: o Dragão do Mar”, os trabalhos inscritos devem associar o jangadeiro e abolicionista cearense Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde e reconhecido nacionalmente como Dragão do Mar ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os vencedores serão escolhidos por um júri específico para cada categoria e premiados em solenidade no dia 14 de maio.

O “Concurso Dragão do Mar” tem o intuito de destacar o vínculo entre o cidadão Dragão do Mar e o nome do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Uma homenagem ao grande cidadão cearense Francisco José do Nascimento, Chico da Matilde, pioneiro na luta pela abolição da escravatura no Brasil.

Na categoria Redação, podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual do Ceará, com textos entre 25 e 40 linhas, escritos eletronicamente ou a mão. Os autores dos três melhores textos e as escolas onde estudam vão receber, cada um, um computador. Os vencedores também receberão um certificado de participação.

Na categoria Fotografia, o fotógrafo amador deve enviar uma foto inédita em formato digital, com no mínimo 04 megapixels, mostrando a melhor maneira de olhar o Centro Dragão do Mar ao Centro de Arte e Cultura. Os vinte melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição fotográfica num dos espaços do Centro de Arte e Cultura e receberão o certificado de participação.

Já na categoria Teatro, os competidores deverão enviar um roteiro curto, com no máximo dez laudas, em fonte Times New Roman 12, falando sobre a trajetória de Chico da Matilde. Os três melhores roteiros receberão ajuda de custo no valor de R$ 4 mil para a montagem e três apresentações de cada esquete num dos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, até o dia 30 de novembro deste ano, assim como certificado de participação.

Jangadeiro Dragão do Mar
Nascido em Canoa Quebrada, no município de Aracati, Francisco José do Nascimento (1839-1914) era conhecido como Chico da Matilde e é reconhecido nacionalmente como Dragão do Mar. O reconhecimento veio da tenaz luta do líder dos jangadeiros pelo fim do tráfico de escravos, que culminou com a província do Ceará sendo a primeira a abolir a escravidão no Brasil, em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura dispõe de uma infra-estrutura com 30 mil metros quadrados, cujas principais atrações são o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário.

Serviço:
Inscrições: até o dia 30 de abril

Envio dos trabalhos: Redação e Roteiro no local Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema e fotografias pelo email concurso@dragaodomar.org.br

Concurso gratuito. Mais informações: www.dragaodomar.org.br ou pelo telefone 3488.8608

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...