quinta-feira, 23 de junho de 2016

ESPETÁCULO COMPILATION NA CAIXA CULTURAL EM FORTALEZA

Foto: Noel Begin

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 30 de junho a 03 de julho, o espetáculo Compilation, resultado de 15 anos de trabalhos da Cia. Vatá no Ceará, que traz no currículo montagens como: Bagaceira, A dança dos Mestres; Bagaceira, A dança dos Ancestrais; A dança dos Orixas; Annos Loucos e tantos outros, compilados. A proposta é apresentar um grande espetáculo maturado nas exibições dentro e fora do Brasil.
Inspirado na cultura popular nordestina, tendo como mote a poesia de Ascenso Ferreira, o cordel com cunho político do pai de Valéria Pinheiro, Dorgival Pinheiro, e a prosa de Patativa do Assaré, Compilation é o encontro de brincantes urbanos em contato com o ritual de estarem vivos se arriscando ao encontro com o sagrado e o profano das manifestações populares. O espetáculo leva os terreiros ao palco, expondo os distintos processos da Cia Vatá, que se encontram em Compilation.
Diferente dos espetáculos de dança convencionais, em Compilation o público é convidado a um mergulho entre várias linguagens – dança contemporânea, sapateado, música e danças brincantes, provindas do universo tradicional do Brasil. Tendo como inspiração as danças dos mestres do Sertão, embalando-se no côco, cabaçal, maracatu, reverenciando suas crenças e folias, com criações voltadas à cultura afro brasileira, danças dos orixás e a existência indígena nos territórios do corpo, que traduzem seus ritmos através do sapateado.
“Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia. Vatá desde 2000 até 2016, numa compilação cheia de folia e festa, colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da música, dança, teatro e poesia!”, comenta Valéria Pinheiro.
No sábado, dia 02, às 17 horas, acontece o lançamento do documentário Doc Vatá, com ações e exposição fotografica, sobre os 15 anos de Cia Vatá no Ceará e a construção do espetáculo Compilation.
A companhia: Hoje genuinamente cearense, a Cia Vatá foi fundada em 1994, no Rio de Janeiro, pela bailarina e coreógrafa Valéria Pinheiro. Desde 2000 ancorada no Ceará, ela é uma das companhias brasileiras com representatividade internacional, que apresenta essa mistura entre a cultura tradicional brasileira e a dança contemporânea. A linguagem mestra da Cia Vatá é o que pode ser chamado de “sapateado brasileiro”, e é a partir dessa técnica que a Cia expande o comportamento desse corpo acoplando outras linguagens. Na Vatá são todos brincantes!
Oficina: Corpo Brincante: Com objetivo de trazer pra perto da arte, através da dança e dos ritmos, artistas, profissionais ou não, de dança e/ou teatro, interessados em conhecer possibilidades do corpo, através de instrumentalização calcadas em matrizes provindas das danças e ritmos do universo tradicional nordestino e elementos da dança contemporânea.
Público alvo: Corpo brincante de 13 a 100 anos.
30 vagas
Data: sábado 02 de junho, às 10 horas
Local: Caixa Cultural
Informações: 85 992865882

Serviço:
Dança: Compilation - Cia Vatá
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 30 de junho a 3 de julho de 2016
Horários: quinta-feira a sábado, às 20h | Domingo, às 19h
Exposição e lançamento do Doc Vatá, sábado, às 17h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Nenhum comentário:

CULINÁRIA DE VÁRIOS PAÍSES GANHAM TOQUE CRIATIVO E AUTORAL DO MAYÚ

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sab...